Pintura pigmentada e reforço em fibra de vidro

A técnica de pintura pigmentada consiste em adicionar uma pasta com pigmento de cor na resina durante a aplicação da fibra de vidro, a pintura pode ter um tom mais translúcido, ao adicionar menos tinta na resina, ou mais opaco, ao se adicionar mais tinta. Ao se adicionar mais um reforço em fibra de vidro (nesta imagem o reforço se encontra na parte da frente da prancha e entre as quilhas), consegue-se este efeito onde o tom da cor fica mais escuro, como se fosse uma outra cor, porém é a mesma só que sobreposta. E também, dependendo de como se corta o reforço da fibra de vidro, se cria este efeito de desenho visto na prancha em formato de “V”.

Pintura pigmentada em duas cores

Opções para pintura em duas cores:

Opção 1 – 3 polegadas da rabeta

Opção 2 – 6 polegadas da rabeta

Opção 3 – 9 polegadas da rabeta

Opção 4 – 16 polegadas da rabeta

Opção 5 – 21 polegadas da rabeta

Opção 6 – 21 polegadas do bico

Opção 7 – Meio a meio

Opção 8 – Frente e verso

Acabamento fosco e polido

O acabamento final que a prancha pode ter é fosco e polido.

Fosco – A prancha possui um acabamento mais opaco, sem reflexo, que da um ar mais de época. A vantagem deste acabamento é que a prancha não suja muito com o manuseio das mãos (onde acaba ficando aparente as marcas de dedo).

Polido – A prancha fica com um acabamento bastante reflexivo. A vantagem deste acabamento é que se valoriza as cores da prancha, pois elas se destacam mais aos olhos, porém durante o manuseio da prancha fica mais aparente as marcas de dedo.

É possivel polir toda a prancha, ou somente parte dela.

Na prancha abaixo, o fundo em amarelo esverdeado é polido, e no topo da prancha o polimento para 2 dedos da borda, com o seu interior em preto se mantendo fosco.

Pintura opaca e translúcida.

Ao adicionar mais tinta preta, a pintura fica opaca, tampando a longarina da prancha, ao adicionar menos tinta amarela, o fundo ficou translúcido e com a longarina aparecendo.

Obs: se for usar o fundo da prancha em uma cor e o deck em outra, e ambas forem translúcidas, as cores irão se encontrar na virada da borda e se misturar. Para evitar isso, teria de escolher uma cor sendo opaca e a outra translúcida, como na foto abaixo. Outra possibilidade é colocar a cor branca (ou deixar sem cor) e escolher outra cor qualquer.