A técnica de pintura pigmentada consiste em adicionar uma pasta com pigmento de cor na resina durante a aplicação da fibra de vidro, a pintura pode ter um tom mais translúcido, ao adicionar menos tinta na resina, ou mais opaco, ao adicionar mais tinta. Quando é adicionado um reforço em fibra de vidro (nesta imagem o reforço se encontra na parte da frente da prancha e entre as quilhas), ocorre um efeito onde a cor fica mais escura, como se fosse uma outra cor, porém, é a mesma mas mais intensa. Dependendo de como corta o reforço da fibra de vidro, criasse este efeito de desenho visto na prancha em formato de “V”.
IMPORTANTE: A pintura pigmentada só está disponível para pranchas em bloco de poliuretano (PU).
Caso o cliente queira a segunda fibra de vidro (reforço) percorrendo toda a extensão da prancha, ao invés dos 3/4″ que para antes do bico, evitando assim a variação de cor mais escura em formato de “V” em cima da prancha, o resultado final ficaria igual a prancha com dois tons diferentes de azul abaixo. Caso o cliente também opte por não adicionar o reforço perto das quilhas o resultado final irá ficar igual a prancha rosa abaixo.
Pintura pigmentada em duas cores
Pintura Spray (Airbrush)
Esta técnica de pintura consiste em utilizar jatos de spray de tinta diretamente no bloco ou na fibra da prancha, o resultado final é de uma pintura com uma cor mais opaca, sem os efeitos translúcidos de tons de cor que a técnica de pintura pigmentada proporciona.
Acabamento fosco e polido
O acabamento final que a prancha pode ter é fosco e polido.
Fosco – A prancha possui um acabamento mais opaco, sem reflexo.
Polido – A prancha fica com um acabamento bastante reflexivo, a diferença deste acabamento é que ele ressalta as cores da prancha.
É possivel polir toda a prancha, ou somente parte dela.
Na prancha abaixo, o fundo em amarelo esverdeado é polido, e no topo da prancha o polimento para 2 dedos da borda, com o seu interior em preto se mantendo fosco.
Pintura opaca e translúcida.
Ao adicionar mais tinta preta a pintura fica opaca, tampando a longarina (madeira) da prancha, ao adicionar menos tinta amarela o fundo ficou translúcido e com a longarina aparecendo.
Obs: Ao usar o fundo da prancha em uma cor e o deck em outra, e ambas forem translúcidas, elas irão se sobrepor na virada da borda e se misturar. Caso o cliente queira evitar isso, é necessário escolher uma cor sendo opaca e a outra translúcida, como na foto abaixo. Outra possibilidade é colocar a cor branca em um dos lados, ou deixar sem cor.
Opções de cores
Clique aqui para conferir as opções de cores podemos tentar reproduzir. Vale ressaltar que, por se tratar de um processo artesanal, e o fato de cada cor ser misturada à mão de acordo com a escolha do cliente, pequenas variações em relação a cor podem acontecer.