We offer shipping
We offer shipping
We ship to Portugal and Europe
Pensando em encomendar a sua prancha fish, mas não sabe qual? Então vamos la.
As pranchas de surf fish surgiram na década de 70, e desde então, ganharam inúmeras variações. Como sua popularidade continua em alta até hoje, é natural as pessoas ficarem em dúvida sobre que tipo de prancha fish escolher e quais são as diferenças entre essas variações de prancha.
Eternamente popularizada por sua rabeta swallow funda e bastante larga, as pranchas fish originais da década de 70 se mantiveram vivas até hoje, inclusive se tornando bastante populares nos dias atuais, justamente pela grande quantidade de surfistas profissionais e freesurfers famosos querendo usar uma prancha diferente das triquilhas tradicionais.
Mas afinal, como se parece uma prancha fish retrô?
Inicialmente projetadas para serem surfadas de joelho (kneeboard) por seu inventor Steve Lis, estas pranchas acabaram chamando a atenção devido ao seu formato único, tamanho reduzido, pela boa velocidade gerada e o fato de terem biquilhas bastante largas.
Mas, para que essas pranchas sejam funcionais e versáteis nos dias atuais, elas tiveram de passar por algumas modificações, não muito no seu outline, mas sim no rocker, borda, fundo, posicionamento e ângulo das quilhas. Hoje em dia, um bom shaper de fish retrô precisa saber trabalhar com as limitações e vantagens desta prancha, principalmente ao desenvolvê-las para ondas brasileiras e internacionais.
Os nossos modelos de fish retrô, Classic Twin, Quad Fever e Curvalicious, são desenvolvidos para serem bastante versáteis, manobráveis e ágeis, ideais para mares de força fraca a mediana e ondas com paredes mais cheias. São pranchas ótimas para manobras de linha e até mais modernas.
Porém, como são pranchas com pouca curvatura de fundo (rocker) e rabeta larga, elas não são consideradas ideais para mares tubulares nem com muita força.
A fish biquilha com quilha em formato Keel Fin possui um surfe mais de linha e “preso” comparada a fish quadriquilha. Isto acontece pois a pressão da água flui mais facilmente entre os espaços das quilhas em uma quadriquilha do que em quilhas keel fin (fish biquilha), com isto a fish quadriquilha tem um surfe mais performance e “solto” em comparação com a fish biquilha.
Porém a fish com quilha keel possui um pouco mais de drive e impulsão que a quadriquilha, pois a maior área de superfície da quilha ajuda a acumular pressão.
O surfista Daniel Rangel teste nossa fish biquilha 5’4″ modelo Curvalicious.
As pranchas fish modernas surgiram na década de 90, mais precisamente entre 1995-1997 com a Round Nose Fish da Lost Surfboards. Elas eram pranchas pequenas e com bico largo, rabeta estreita e biquilha, o seu estilo de surfe se assemelhava as pranchas convencionais e modernas da época, mas com uma aparência nunca antes vista praquele período.
No filme ‘5’5″ X 19 1/4″‘, que popularizou a fish nessa década e contou com a participação de Chris Ward e Cory Lopez, é possível vê-los utilizando esse tipo de prancha em diversas condições de onda no North Shore havaiano. Isso ajudou a quebrar o paradigma de que somente pranchas grandes funcionavam em ondas maiores. Inclusive, a partir dos anos seguintes, os surfistas começaram a reduzir o tamanho de suas pranchas.
Com o passar dos anos, o outline da prancha foi mudando e se tornando mais distribuído ao adicionar mais área de rabeta. Essa mudança melhorou a projeção da prancha em ondas com menos força, e a adição de wing ajudou a quebrar o outline ao estreitar a rabeta, proporcionando maior agilidade para a execução de manobras rápidas e verticais.
O resultado final foi uma ótima prancha para mares pequenos, que também funciona bem em ondas mais fortes.
E é exatamente tudo isso que tentamos trazer em nosso modelo de fish moderna chamado Modern Fish.
Para iniciantes, é recomendado usar uma fish entre 6 a 12 polegadas maior que a altura do surfista.
Para surfistas intermediários e avançados é recomendado usar entre 3 e 5 polegadas menor que sua altura, e adicionar entre 2 a 5 litros em relação a prancha mais performance que possuir.
Os dois estilos de fish parecem ser bastante semelhantes, porém a prancha fish retrô é mais larga e possui um rocker mais reto em comparação à moderna. Por isso, são pranchas fáceis de entrar na onda e ideais para praticar um surfe mais voltado para uma linha relaxada. Por outro lado, a fish moderna é mais estreita e possui um rocker mais acentuado, o que a torna bastante performance e manobrável. Seu estilo de surfe se assemelha muito às pranchas de performance atuais.
Pranchas de surfe com bloco PU(poliuretano) são laminadas usando resina Poliéster e pranchas de surfe com bloco EPS(poliestireno expandido) e XPS(poliestireno extrudido) são laminadas usando resina Epoxy.
Caso queira entender melhor sobre os tipos de blocos, resinas e características de cada um, basta ler nosso artigo aqui.
Para uma experiência autêntica em pranchas fish retrô, é aconselhável usar o bloco de PU por ser mais pesado e previsível em baixo do pé, este peso irá contribuir ainda mais para um surfe de linha e relaxado. Os blocos EPS/XPS são menos densos e mais leves que o bloco PU, isto gera pranchas ágeis e ariscas em baixo do pé, são uma boa opção para fish modernas e funcionam muito bem em mares sem muita força.
Na hora de encomendar a sua fish, é sempre recomendável conversar com um shaper para que ele possa desenvolver a prancha de acordo com o seu biotipo e nível de surfe. Nós, da 1974 Surfboards, teríamos o prazer de ajudar nesse sentido. Basta nos contatar.
Quer surfar com uma prancha fácil de pegar onda, com bastante drive, velocidade e boa para fazer um surf de linha e relaxado?
Escolha uma fish retrô.
Quer uma prancha com melhor flutuação para situações de ondas fracas e pequenas, mas sem abrir mão da manobrabilidade de uma pranchinha?
Escolha uma fish moderna.
É iniciante e quer aprender com uma prancha sem ser longboard? Ou esta passando do longboard para a pranchinha?
Escolha uma fish moderna.
Ainda possui perguntas? Entre em contato com nosso shaper e tire todas as suas dúvidas.